Após se manifestar diante de denúncia de assédio moral praticada por pelo diretor do jornal digital Poder360, Fernando Rodrigues, contra um estagiário em jornalismo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) receberam uma carta, assinada por advogados da empresa, no último dia 23 de maio, em que contestam a referida denúncia.
No documento, os defensores negam integralmente a ocorrência da situação e pedem a publicação do posicionamento da empresa nos sites do Sindicato e da Federação. Após analisar o pedido, as direções do Sindicato e da Fenaj decidiram publicar os argumentos do portal Poder 360, cuja íntegra enviada consta a seguir. Esclarecemos, no entanto, alguns aspectos aludidos na carta enviada pela defensoria do Poder360:
- Sindicato e Fenaj são entidades associativas que representam o conjunto de trabalhadores profissionais do jornalismo, na defesa e promoção de seus direitos, e no combate veemente contra violações de qualquer espécie envolvendo a categoria como um todo. Nesse sentido, essas instituições não estão submetidas aos procedimentos esperados de uma organização de imprensa;
- A denúncia recebida foi apurada diretamente com envolvidos na cena dos acontecimentos. Entendemos que a repercussão do caso tenha levado o jornal digital a reavaliar algumas decisões;
- Não foi a primeira denúncia recebida por funcionários e ex-funcionários desta empresa, com acusações graves, e o Sindicato dos Jornalistas seguirá vigilante para repelir quaisquer casos concretos deste tipo contra trabalhadores profissionais.
Carta enviada pelo jornal digital Poder360 ao Sindicato.