A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF criou o programa “Jornalistas Escritores”. O objetivo é apoiar obras lançadas por integrantes da categoria e promover debates sobre os temas das publicações. A ideia surgiu depois de experiência realizada no evento “Sindicato Aberto”, quando a entidade abriu as portas para a exposição de livros escritos por jornalistas.
O projeto vai realizar quatro tipos de iniciativas:
1) Exposição e venda de livros - os jornalistas sindicalizados poderão vender livros no Sindicato. Não será cobrada nenhuma taxa por isso.
2) Evento de lançamento - o jornalista que desejar lançar uma obra poderá fazê-lo na sede do Sindicato, no auditório ou no Espaço Multiuso
3) Debates sobre o setor editorial e o jornalismo - o projeto irá promover discussões sobre o mercado editorial, a produção de livros de diversos estilos e de outros assuntos referentes à temática.
4) Organização da presença de obras de jornalistas em eventos literários - será feita interlocução para buscar espaço para os jornalistas escritores em feiras, bienais e outros eventos da área.
Será criado um coletivo de jornalistas escritores para apoiar o projeto, seja com a indicação de atividades e ações, seja com a sugestão de parâmetros e definições à diretoria. O coletivo pode ser integrado por quaisquer jornalistas da cidade. Para realizar o programa, o SJPDF está construindo uma parceria com o Sindicato dos Escritores com o objetivo de estreitar a comunicação dos jornalistas escritores e ajudar potencializar o projeto.
“Percebemos que muitos jornalistas se dedicam à área literária, por isso, o programa visa não só dar maior visibilidade para as obras, mas também apoiar os jornalistas escritores”, afirma Reginaldo Aguiar, diretor do SJPDF.