O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) vem a público prestar solidariedade ao jornalista Fernando Tolentino, alvo de um processo disciplinar movido por pessoas indicadas pela gestão Bolsonaro por conta de sua atuação como diretor-geral da Imprensa Nacional, cargo que ocupou de 2003 a 2015.
Pelo seu caráter historicamente democrático, o SJPDF repudia toda e qualquer ação de perseguição política, seja no âmbito do exercício do jornalismo, seja no desempenho de outras funções.
Entre as atividades que abraçou em sua vasta carreira, Tolentino foi diretor do Clube da Imprensa, equipamento vinculado a este sindicato, além de grande defensor de pautas de cunho democrático, o que se tornou evidente em sua luta contra o autoritarismo nos anos de chumbo da ditadura.
Em sua passagem pela Imprensa Nacional, o profissional atuou na reestruturação do órgão, que quase foi extinto em 2002, e ajudou a resgatar o prestígio da instituição, referência na publicação de informações oficiais do Estado brasileiro. À época, Tolentino teve seu trabalho reconhecido por diversas entidades, como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
O SJPDF se soma às demais entidades no apoio ao colega e na cobrança pelo arquivamento do processo, de caráter persecutório.