PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Os Sindicatos dos Jornalistas do DF, RIO e SP apresentam proposta construída no 2º semestre de 2023, a partir de consulta a categoria por plenárias e conversas com os setores, para mudanças nos descritivos das carreiras de jornalistas da empresa pública: JCP-Jornalistas, Repórter Fotográfico, Repórter Cinematográfico, Gestor-Jornalista e ACP-Acervo e Pesquisa.

Os descritivos apresentados buscaram responder as atividades desempenhadas, sem a adjetivação presente no antigo plano de carreiras, além de evitar possíveis acúmulos e desvios de funções.

Para os cargos de imagem, repórteres fotográficos e cinematográficos, a proposta é que se possa garantir o exercício exclusivo destas funções, evitando acúmulos com outros cargos.

Já para JCP-Jornalista, o cargo mais amplo, para editores, repórteres, pauta, optou-se pela delimitação das funções de forma que também não implicasse em acúmulos e desvios.

Para o cargo de Gestor-Jornalista, a ideia era garantir a carga horária de 30  v horas para o cargo, bem como permitir o pleno exercício da função, distinguindo de outros cargos, garantindo respeito com o exercício profissional desses colegas.

Já para o cargo ACP-Acervo e Pesquisa, função que incorpora as atividades de jornalista arquivista-pesquisador - exclusiva de jornalista de acordo com a legislação -, a proposta é garantir um cargo que possa até incorporar atividades interdisciplinares, com a presença de profissionais de outras formações como previsto hoje, mas garantindo o respeito a carga horária de 30 horas semanais para todos esses profissionas do cargo.

Infelizmente ainda não tivemos retorno da empresa para os descritivos apresentados. Confira a proposta!

Receber notícias

Acesse o Site