PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Grupo de Trabalho do Processo Seletivo Interno (PSI) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizou sua primeira reunião na última semana. Estiveram presentes no encontro representantes das entidades sindicais, da Comissão de Empregados da EBC e do Conselho de Administração da empresa.

O primeiro ponto colocado pela diretora-geral Christiane Samarco, responsável pela coordenação dos trabalhos, foi sobre a demora do GT ser instalado. Ela disse que o atraso se deu por um entendimento, por parte da diretoria, de que era importante avançar antes nas demandas do GT do Plano de Cargos e Remunerações (PCR). No entanto, os representantes dos trabalhadores afirmaram não ser necessário a finalização das discussões do GT do PCR para dar encaminhamento a uma norma geral com regras de todos os processos seletivos internos.  

Durante a reunião, também foi relembrado aos participantes que, na última negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, os funcionários apresentaram uma proposta de normatização do PSI que não foi incorporada ao acordo. Todos se comprometeram a avaliar o que já foi construído com os funcionários e, para a próxima reunião, ainda sem data definida, levar um primeiro esboço de um documento com as diretrizes básicas para uma norma de PSI.

“Os Processos de Seleção Interna são uma forma democrática e legitimadora de ocupação dos cargos por empregados de carreira, que agregam valor à empresa e garantem a continuidade e aperfeiçoamento da gestão. Mas para isso é necessário que seja um processo bem definido, sem margens para privilégios”, afirma Soane Guerreiro, diretora do SJPDF.

Irregularidades

Soane Guerreiro, representante do SJPDF, cobrou dos membros da empresa o cancelamento do PSI para a coordenação de redes sociais, cargo da SUADI/DIGER, tendo em vista as irregularidades do processo de seleção. Como resposta, foi informado pela assessora da presidência, Flávia Mello, que a pendência para responder à questão era o envio de uma nota técnica da gerência de gestão de pessoas.

Entenda o caso - Em junho, o Sindicato dos Jornalistas do DF e a Comissão de Empregados da EBC apresentaram para diretoria da Empresa Brasil de Comunicação denúncias de irregularidades da seleção interna. As entidades receberam de um grupo de trabalhadores várias questões que podem demonstrar desvio no PSI para coordenador de redes sociais. O Sindicato e a Comissão solicitaram que seja cancelado e refeito o PSI de forma a garantir transparência e justiça na seleção. Foi demonstrado falta de transparência durante todo o processo, que se iniciou em janeiro de 2016 e até agora não foi apresentado um resultado final. Não foram divulgados os números nem os nomes dos inscritos, bem como o desempenho e a permanência dos candidatos ao longo de cada fase eliminatória. Os candidatos reclamam da subjetividade dos critérios de pontuação dos currículos, principalmente se comparado ao outros PSIs realizados pela empresa, entre outros aspectos. 

Confira o ofício completo protocolado pelo Sindicato

Receber notícias

Acesse o Site