O Sindicato dos Jornalistas do DF convida toda a categoria para a festa de lançamento do livro “A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre o fotojornalismo contemporâneo” no dia 24/6, às 19h30, na sede da entidade. O livro é resultado da pesquisa de mestrado realizada por Alan Marques, repórter fotográfico com experiência de mais de duas décadas na área. O lançamento faz parte das atividades do programa“Jornalistas Escritores”do Sindicato.
Direcionada para fotojornalistas,jornalistas, fotógrafos, estudantes de comunicação e para os amantes da reportagem fotográfica, a obra trata do processo de aceleração que ocorre devido a mudança do mundo da fotografia, que passou do filme fotográfico (negativo) para o meio digital.
O livro comprova que o meio digital acelerou processo psicológico dos fotógrafos. A produção, a edição e a publicação são realizadas com muito mais celeridade do que antes.
Para o desenvolvimento do estudo, Alan Marques se debruça na teoria da relatividade absoluta de Albert Einstein, que trata o tempo com algo interno e individualizado. Segundo Einsten, cada um de nós tem uma percepção de tempo conforme a nossa percepção perante o mundo.
De acordo com Marques, o mundo da produção fotográfica passou por uma revolução. “Atualmente existe uma quantidade enorme de fotografias. O que se produz em um ano hoje pode ser comparado ao que se produzia em 30 anos. No entanto, para que você consiga que uma foto se destaque essa imagem precisa ter uma característica muito peculiar”, afirma.
Os que adquirirem o livro também terão a oportunidade de conhecer o pensamento sobre o tema de 20 dos mais influentes repórteres-fotográficos brasileiros. O livro traz entrevistas exclusivas com esses profissionais.Veja mais sobre a obra aqui
Perfil do autor
Alan Marques é mestre em comunicação da UnB (2014/16), MBA em Marketing pela FGV e estudou jornalismo no UniCEUB e adminstração na UDF. Recebeu honra ao mérito no prêmio Esso de 2012, Master Cup of photojournalism em Londres (Inglaterra) em 2011, Black and White Spider award em Londres (Inglaterra) em 2011, prêmio Folha de fotografia em 2009, menção honrosa João Primo 2006, prêmios de jornalismo e de fotografia da Agência Brasileira de Segurança em 2005 e prêmio 14º Concurso Latinoamericano de fotografia "Los Trabajos y Los Dias" em Medelin (Colômbia) em 2004. Autor dos livros sobre fotojornalismo "Nas ondas do Mané - Os novos candangos e o gigante do futebol", "Bon Bagay - A luta no Haiti após terremoto", "Nunca Antes - Uma viagem em 88 fotos pela Era Lula" e "Caçadores de Luz - histórias do fotojornalismo". Trabalha para Folha de S.Paulo desde 1997.![]()