sindicalizacao2025

Notícias
Publicado em Quinta, 26 Junho 2025 12:52
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

MINISTRO DA SECOM PEDE À EBC DETALHAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE O PCR

Sidônio Palmeira recebeu sindicatos, prometeu dar uma resposta transparente aos trabalhadores/as e se comprometeu com nova reunião

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Sidônio Palmeira, recebeu nesta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto, uma comissão de dirigentes dos sindicatos de jornalistas e radialistas do DF para discutir o andamento do plano que reestrutura as carreiras dos trabalhadores concursados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Também participaram da reunião, pela EBC, o diretor-geral, Bráulio Ribeiro, e o recém-empossado diretor de Administração, Finanças e Pessoas, Rodrigo Oliveira de Faria, além de auxiliares diretos do ministro. 

A reunião foi uma solicitação dos sindicatos, prontamente atendida pelo ministro, e ocorre em meio à nova onda de mobilização dos trabalhadores da empresa, que esperam a implementação do novo Plano de Carreiras e Remunerações (PCR). O objetivo foi pedir ao ministro empenho e comprometimento político para que o plano seja implementado nos próximos meses, honrando os valores já acordados com a empresa. 

Mais cedo, em assembleia nacional unificada, ocorrida simultaneamente no RJ, SP e DF, a categoria aprovou estado de greve, ainda sem data de paralisação definida. O PCR, cujas negociações foram retomadas em 2023, chegou a uma versão final acordada entre empresa e sindicatos ainda no ano passado e, neste momento, está em fase final de análise técnica no âmbito da Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Após ouvir o relato dos dirigentes sindicais, Sidônio Palmeira pediu para que a EBC apresentasse informações financeiras detalhadas sobre o PCR, incluindo projeções do custo orçamentário atualizado referente a 2025, para que ele pudesse fazer gestão junto ao MGI e a outras pastas do governo federal e, com isso, garantir a reestruturação das carreiras na EBC.

O ministro também se comprometeu a realizar uma nova reunião com dirigentes sindicais e a EBC, uma vez que os dados estejam disponíveis, e salientou que espera a presença do presidente da empresa, Jean Lima, no próximo encontro.

As entidades informam que vão cobrar já nesta quinta-feira que a alta gestão da EBC providencie de forma urgente as informações solicitadas por Palmeira. Cabe dizer que os sindicatos esperavam que a Secom e o titular da pasta já tivessem recebido tais dados - e o próprio ministro deixou transparecer essa mesma avaliação. A mobilização atual se mostra, portanto, totalmente necessária para acelerar processos e garantir o engajamento das partes na aprovação do PCR.

Essa reestruturação vem sendo pleiteada há mais de uma década, mas, até o momento, não saiu do papel. Vale lembrar que a empresa já concordou com os termos da proposta e fez uma previsão de implementação do PCR a partir de julho deste ano no seu planejamento para 2025. O ministro reconheceu a importância da medida e prometeu tratar o assunto de forma rápida e transparente, tão logo tenha conhecimento dos detalhes atualizados da proposta.

Agora, as entidades sindicais devem se reunir, novamente, nos próximos dias, com a direção da empresa, desta vez para atualizar projeções orçamentárias e questões técnicas relacionadas à implementação do PCR. Uma nova reunião com o ministro da Secom deve ocorrer em aproximadamente 15 dias, para levar as informações detalhadas solicitadas por ele. Ao mesmo tempo, as entidades seguirão em diálogo com a Sest/MGI para que a análise técnica do PCR seja concluída o quanto antes, e ele possa ser finalmente concretizado.

Quarta-feira, 25 de junho de 2025.

Sindicatos dos Radialistas DF, RJ e SP
Sindicatos dos Jornalistas DF, Rio e S

Receber notícias

Acesse o Site