O Sindicato dos Jornalistas do DF notificou, nesta sexta-feira (7), a coordenação executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) por contratação irregular de jornalista em Brasília.
A entidade pública abriu processo de contratação prevendo jornada de 8 horas diária de trabalho, o que é ilegal. A CLT, desde 1943, estabele a jornada para jornalistas de 5 horas diárias.
A legislação ainda permite a extensão contratual da jornada por até duas horas diárias a mais, que devem ser pagas como hora extra. Na Convenção Coletiva do DF, o valor do adicional de hora extra é de 70%.
O Sindicato ainda informou ao orgão que deve ser cumprido o piso da categoria, hoje no valor de R$ 3.518,85 para jornada de 5 horas diária.
A entidade reforça a vitória de sua assessoria jurídica, nos últimos anos, em dezenas de ações trabalhistas que exigem a jornada correta da categoria. O jurídico atende a todos jornalistas sindicalizados.
Denúncias sobre contratações irregulares devem ser feitas no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..