Nas útlimas semanas, o Sindicato dos Jornalistas do DF notificou dois empregadores por divulgação de vaga com irregularidades para jornalistas.
A primeira foi em relação ao cargo "Jornalista IV - Imprensa" divulgado pela CNI/SESI/SENAI/IEL. O anúnciou citava uma carga horária irregular de 40h semanais, com banco de horas. O Sindicato solicitaou a adequação para a carga horária de 5 horas diárias para jornalistas, prevista na CLT desde 1943 e que precisa ser cumprida.
Já a segunda foi do Atacadão Dia a Dia, que anunciou uma vaga para assessor de imprensa também com jornada irregular, cobrando carga horária de “8h às 18h”, de segunda à sexta-feira.
O Sindicato ainda informou atividades descritas no cargo são funções privativas de jornalistas e que o piso da categoria deve ser respeitado, apesar do atacadista não informar no anúncio o salário proposto.
A diretoria do SJPDF reforça que qualquer denúncia de vagas irregulares pode ser enviada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..