Notícias
Publicado em Sexta, 04 Agosto 2023 20:23
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF vem, publicamente, repudiar a convocação do repórter-fotográfico Adriano Machado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, no Congresso Nacional, que investiga os atos criminosos e antidemocráticos do 8 de janeiro. Esperamos que a CPMI busque, nos seus trabalhos, a apuração dos responsáveis pelos atos de vandalismo, violência e atentado ao Estado Democrático.

No entanto, expor trabalhadores, que contribuíram profissionalmente para retratar a realidade dos fatos ocorridos, é uma tentativa de intimidação e de calar o jornalismo.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF entende que a convocação de Adriano Machado para depor é mais um ataque ao jornalismo e ao jornalista no exercício da sua profissão. Distorcer os fatos e desqualificar o jornalismo, criar falsas notícias diante dos fatos por ele registrados é inaceitável.

O registro fotográfico dos ataques do dia 8 janeiro de 2023 contribuiu para que os crimes cometidos fossem amplamente divulgados e noticiados pelo mundo inteiro, trazendo à tona dos ataques criminosos.

O repórter-fotográfico Adriano Machado é um profissional renomado, nacional e internacionalmente, bastante conhecido pelos atores políticos deste país por ser um dos maiores nomes do fotojornalismo no âmbito da cobertura política entre os Três Poderes. Diante desses fatos, o SJPDF repudia, mais uma vez, qualquer tentativa  de violência contra os profissionais. Não aceitaremos intimidação, seja de vândalos, forças de segurança, políticos ou do Judiciário. Sem liberdade de expressão e de imprensa, não há plena democracia!

Brasília-DF, 03 de agosto de 2023

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF - SJPDF

Receber notícias

Acesse o Site