Lutar é nossa missão
Neste 7 de abril, nosso Sindicato marca o Dia do Jornalista ao lado da Federação Nacional e de Sindicatos de vários estados - na luta pela dignidade da nossa profissão. É a largada para três dias de atividades para impulsionar a tramitação, na Câmara, da Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a exigência do diploma para o exercício do jornalismo.
Longe de ser uma expressão de corporativismo ou reserva de mercado, o diploma encarna um fundamento da nossa profissão: o compromisso de informar a sociedade. Para isso somos formados, com padrões técnicos e - sobretudo - éticos.
A luta pelo diploma, hoje, é um dos braços da defesa do jornalismo profissional. Que tem como outro pilar a batalha cotidiana por condições dignas, a começar pela resistência à precarização das relações de trabalho.
No DF, estamos entrando em negociações com o sindicato patronal, alinhados na campanha salarial nacional unificada em torno da Fenaj. Ela tem como carro-chefe a reposição integral da inflação e aumento real, para recompor perdas acumuladas nos últimos anos.
Não se faz jornalismo profissional sem reconhecer e remunerar dignamente os profissionais formados para informar a sociedade. É a ela, em primeiro lugar, que devemos lealdade
Diretoria - SJPDF