Após representação formulada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, o advogado Klaus Stenius Bezerra Camelo Melo foi condenado por unanimidade pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/DF a uma suspensão de seis meses do exercício da advocacia.
O colegiado acatou a representação formulada pelo SJPDF, que acusou o advogado de locupletar-se à custa do cliente e de recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele.
Segundo o advogado Danilo Oliveira, do escritório Riedel, que faz a consultoria jurídica para o SJPDF, o relator da representação foi incisivo na análise do caso, e entendeu que as condutas praticadas pelo advogado Klaus Stenius atentam claramente contra os princípios da advocacia.
O relator disse ainda que os fatos narrados nesta representação foram graves e que, embora seja a primeira condenação do advogado Klaus , há ainda outros processos pendentes de julgamento que poderão culminar na expulsão dos quadros da OAB e o impedimento definitivo para o exercício da advocacia diante da gravidade dos atos por ele praticados.
A decisão do TED da OAB ainda será publicada e é passível de recurso, contudo, o sindicato seguirá atuante neste processo e na defesa de seus associados.