Notícias
  • Imprimir
Publicado em Quarta, 20 Maio 2015 13:26
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF iniciou os encontros com cursos de jornalismo para apresentar a proposta do “Programa de Integração Escola-Mundo do Trabalho” com vistas a estabelecer parcerias com essas instituições. A primeira reunião ocorreu com o IESB. 

Representantes do SJPDF apresentaram as sugestões da iniciativa para a coordenadora do curso de Comunicação Social do IESB, Daniela Goulart (veja mais abaixo). O Programa tem o objeto de levar debates do mundo profissional para as universidades e trazer os cursos para essas discussões. Para além de criar um contato maior com as instituições de ensino, o programa pretende criar um contato maior com os estudantes. A coordenadora do Curso de Comunicação, Daniella Goulart, apresentou os projetos da instituição e considerou as perspectivas de parceria importantes. Ela afirmou que irá levar as propostas do Programa aos professores da instituição.

Jonas Valente, coordenador-geral do SJPDF, convidou o IESB a participar da primeira atividade do Programa: a realização do “Seminário: Desafios da Formação em Jornalismo”, que ocorrerá na sede da entidade na próxima sexta-feira, 22/5 (confira mais informações aqui). Goulart confirmou presença e se comprometeu a contribuir com a divulgação do Seminário.

Confira abaixo as ações previstas no Programa:

1) Debates e atividades em eventos acadêmicos

2) Apresentação para calouros

3) Conversa com formandos

4) Workshops, oficinas e cursos de professores

5) Pré-sindicalização

6) Fiscalização do estágio

7) Cessão do auditório e de espaços do Sindicato

Estágio

Outro ponto abordado na reunião foi a fiscalização dos estágios. Problemas como horas-extras executadas por estudantes em seus estágios nos fins de semana e falta de parâmetros nos contratos de estágios que são realizados entre as empresas e as universidades foram conlocados em discussão pelo representante sindical. A coordenadora do IESB afirmou que esse tipo de informação sobre abusos aos estagiários não chegam na universidade.